Quem sou eu

Minha foto
A riqueza histórica e cultural de Nova Friburgo, já seria por si só um grande motivo para nos dedicarmos a essa cidade, mais ainda quando a nossa família faz parte dessa história. Tenho orgulho das minhas raízes e busco, com esse trabalho, facilitar a pesquisa de informações sobre a genealogia das famílias dos colonizadores dessa cidade. Também convido a todos a compartilharem suas informações, documentos, fotos, etc, possibilitando a construção de um grande banco de dados sobre os imigrantes.

Joye

Fribourg, Suiça

Brasão Fribourg

Mapa Fribourg


Jacques (Jacob) Joye, vigário que nos possibilitou que toda história dos Suiços, que imigraram para Nova Friburgo em 1819, fosse reconstituída graças aos seus manuscritos. Ele tinha 29 anos embarcou no porto de Estavayer-le-Lac no lago Châtel. Ele era do Cantão de Fribourg e viajou no barco Urania e seu diário resumiu cada dia da viagem. Ele, em Nova Friburgo, se instalou na casa Nº 1 (Village de Bas). A riqueza dessa obra pode e deve ser lida por todos que se interessam por genealogia do imigrantes de Nova Friburgo.

O link abaixo dá acesso ao documento feito por SYB Projetos, em 09-09-2009:  

"ANOTAÇÕES FEITAS DURANTE A ÉPICA VIAGEM FRIBOURG-NOVA FRIBURGO-1819"
Documento guardado no Arquivo do Estado de Fribourg-Suíça. Tradução do original feita por Vera de Siqueira Jaccoud - 2003.

O documento está disponível para download no pé da página.

Jacob Joye teve uma vida notável por sua dedicação a religião católica, aos colonos Suíços. Ele faleceu em 8 de julho de 1866 em São José do Ribeirão, Bom Jardim, RJ.

Livro de distribuição de casas e lotes aos colonos suíços de Nova Friburgo em 1819. O padre Jacob Joye recebeu a casa Nº 1. Digitalização feita pela Fundação D. João VI:


Registro de Óbito do Vigário Jacob Joye em São José do Ribeirão em 08-07-1866:




Nenhum comentário:

Postar um comentário